Sunday, February 7, 2010
ICDL - International Computer Driving License
Em 2004, submetí-me a uma "mini-aventura" (depois explico porque é que considero aventura em miniatura). Fui prestar exames em 7 módulos para obter uma qualificação internacional em uso de Computador (International Computer Driving Licence)...
A notícia foi publicada aqui.
Mas porquê aventura??
1-) Não tinha ideia de como era esse tal exame, tinha tido pouca informação acerca da coisa, pelo menos até minutos antes do exame.
2-) Nunca tinha feito um curso de informática como tal, (fui sempre um utilizador curioso e auto-didacta).
3-) Tantas outras razões, que não interessa mencionar...
Mas foi isso mesmo, no próprio dia (foi em Novembro), lá fui, candidatei-me, e ainda "pulei a cerca", candidatando-me a 3 módulos no primeiro (em regra se faz 1 por dia), o examinador até que ia negar, mas convencí-lhe passando a todos os módulos, e, no segundo dia fiz o mesmo com os outros 4 módulos!
Tornei-me no primeiro moçambicano com a certificação ICDL em 2 dias!!!
O motivo fundamental era de qualificar os monitores de Informática no Centro Juvenil Maxixe e ainda transformá-lo (o Centro Juvenil) num centro de excelência, onde muitos outros jovens podessem fazer os seus testes! Não foi possível devido a muitas razões, entre as quais a carestia do próprio exame.
Quem consegue, que aproveite esta oportunidade. Em muitas Universidades europeias (e a UNISA na Africa do Sul), faculdades de letras, pede-se esta qualificação como prova de conhecimentos sólidos na utilização de Computadores! Há lá gente transpirando lutando para obter a certificação...
Há uma outra qualificação exigida para estudar no exterior, por exemplo, para fazer o bacharelato ou master dado em inglês, exige-se o TOEFL ou o IELTS. O primeiro é melhor, o segundo só vale um ano!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment