Sunday, November 29, 2009

Teoria de consolação "depois-de-reprovação", que rima!!

O que segue agora é uma brincadeirinha minha baseada em problemas do primeiro grau!
Para provar matematicamente uma identidade (meu caso), preciso assumir válidas certas hipóteses, e tal prova só serve se tais hipóteses forem tomadas em considerção.
Ora, para o que pretendo provar agora e ao que vou chamar teoria de consoloção, e, que vem a propósito do fim do ano académico para muitos e fim do trimestre para outros, vou assumir as seguintes hipóteses:

(1) Tudo o que vou aqui escrever será apenas tido como brincadeira!!
(2) Estudar, chumbar e passar são grandezas lineares;
Se quem estuda, em princípio passa e quem não estuda chumba, e, considerando ainda que passar é o mesmo que não chumbar, então tenho que:
ESTUDAR = NÃO CHUMBAR
NÃO ESTUDAR = CHUMBAR

Pela hipótese (2), posso considerar o NÃO como coeficiente de grandezas lineares, e, aplicando o princípio de superposição posso fazer o seguinte:
ESTUDAR+NÃO ESTUDAR = CHUMBAR+NÃO CHUMBAR e colocando em evidência o factor comum em cada lado, tenho que:
ESTUDAR(NÃO+1) = CHUMBAR (NÃO+1), é óbvio que posso simplificar o (NÃO+1), e, fatalmente terei que:
ESTUDAR = CHUMBAR
, logo, você acabou de provar matematicamente que pode estudar, muito até, mas depois chumbar!
Mas pela hipótese (1) era tudo brincadeira, por isso, estude, estude e estude ainda, e vais passar!! Ah, eu tenho um exame já na terça-feira...

Podia pedir comentários apenas dos heavyweights de Matemática, como é o caso do Zuca, Milton, Dércio das Dores, Bob e companhia, mas como isto é um problema do primeiro grau, é de fácil compreensão, comentem!

8 comments:

Unknown said...

Essa foi boa. é mais uma prova para quem nao acredita que é possivel estudar mas estudar mesmo e por fim chumbar. quando estiver a falar com alguem sobre a reprovaçao vou te sitar ja esta provado.
Mas tens que mandar para o teu espelho na matematica o Prof. Dr Denis Auroux em Massachusett
haahaha
Bob

Aderito Magumane said...

hahaha, Denis naquele inglês com acento francês ia dizer: "... proving this is so boring, but let me try to convince you...", ou então diria: "... the proof of this is too long, but believe me, it works!!!" hahaha
Mas para mim é mesmo um dos melhores professores de Matemática que Deus colocou na terra! Eu disse um dos melhores, porque pra ti certamente que é um outro, o Manuel Alves, ném? Vamos lá encontrar uma fórmula matemática que prove que um é melhor que o outro, hehehe!

isabel said...

olaaaaaaaaaaaaaa

wao essa foi boa.......


Mas também acho que nao se deve olhar para o estudar como chumbar......


Estudem estudem estudemmmmmm



kakakakaaaaaaaaaaa


k teoria heinnnnnnnmmmmm

boaa...??????

Unknown said...

bem, sr Magumane, essa tua teory foi mesmo interessante mas so entendera quem realmente gosta de estudar e quer passar porque para quem nao quer estudar, pode ser um incentivo a nao estudarr porque ficara naquela de que mesmo estudando posso chumbar.


ah ah ah ah ah ah

gostei memu, foi mui boa

Aderito Magumane said...

É por isso mesmo que coloquei a hipótese (1) e ainda salientei que uma prova só é válida se as hipóteses tomas forem válidas!
Ah, se na verdade quem estuda não chumba e quem não estuda chumba, então o que provei foi uma excepção e não uma regra!!!
hahahahaha

Milton said...

Que linda demonstracao da versactilidade da matematica! ...gostei.
Gostei tambem de ver o blog, que tem muita coisa interessante, e, alias, liga-nos magumanamente a um verdadeiro Magumane.Num dos comentarios comparavas uns dois matematicos,um deles,o M.Alves.Nao conheco o outro, mas do Alves, nao duvide, e um bom professor de matematica, e ele faz da mesma uma arte de malabarismos, nao so de numeros, mas tambem de conceitos...o "tipo" me esta marcando como fizeram "os" Mario Antonio e "mburiane".

Aderito Magumane said...

Milton! Finalmente por aqui!
Ouví falar de Manuel Alves quando estava no ISUTC, ele dava aulas a uns amigos meus na USTM...foi mesmo por isso que deixei espaço para cada um dizer que é melhor o "seu"!
Mas por falar em Mário António, parece que ele não está mais na Escola Secundária de Quissico, tens informação clara sobre isso? Ahhh, o Mário António!
E o Marcelino?

Monizzuca said...

hahahahahahaaaaaaaaa
estuadar nao é igual a chumbar quero te provar com A+B que é possivel estudar sem chumbar
hahahahhahhhhhhhhh

brincadeiras
espera o resultado matematicamente no meu proximo comentario